quarta-feira, 22 de julho de 2015

Garimpando no Family Search

No último post eu mencione um site que eu adoro, o Family Search. E como eu acho fundamental pesquisar nesta plataforma, resolvi falar um um pouco mais a respeito.

O primeiro registro que encontrei nele foi referente ao casamento dos meus avôs paternos. Tive que folhear o livro digital, com base no ano que eu sabia que eles haviam casado. A emoção foi incrível, porque era o registro feito à mão daquele momento. Olhem como é:




Este registro foi encontrado aqui. Note que, quando abrimos a página, há todo o caminho da procura, que nesse caso, foi por matrimônios em Coxilha,  no Rio Grande do Sul, Brasil - Matrimônios 1935-1940 - talão 2. Existem muitas possibilidades de pesquisa nesses livros, mas vale dar uma olhada nos registros já indexados, ou seja, digitados, antes de partir pra busca nas folhas digitais.



Quando encontrei esta informação e tive a segunda prova de data, busquei alguma imagem nos baús da família, mas naquela época, não tinha muitas opções de fotografia. A única que encontrei é de mais ou menos um 12 anos depois do casamento, quando meu pai e meus tios já eram nascidos e "bem criadinhos":




Por esta foto, podemos imaginar o óbvio, que a família era simples. Na época eles moravam no interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente em Coxilha. E naquele tempo, no interior, ter um fotógrafo à disposição era quase um luxo.

Legal notar que o tio, à esquerda, trajava uma bombacha. E a vó, sentada, usava um sapato de salto baixo (nesse caso um peep toe) com presilha na parte superior do pé. Esses detalhes mostram a vestimenta típica da região sul, que seguia um detalhado esquema de normas. Essas normas podem ser visualizadas neste blog, explicado de forma bem bacana. Aliás, o fato de estarem os meninos e o vô de casaco também se enquadra no vestuário típico estabelecido a partir de 1865.





Um comentário:

  1. Ficou linda a história da família! Amei a foto da família do pai, com o Vô Elias e a Vó Talita!!!

    ResponderExcluir