domingo, 26 de julho de 2015

Os lindos avós

Na semana em que comemoramos o dia dos avós, eis que eles dão o ar de sua graça por aqui. Por causa deles e com eles, começou essa história toda de pesquisas!

Por parte paterna, tive sorte de resgatar imagens e informações que me levaram mais longe na linhagem. Com vocês, Vó Talita e vô Elias:


Vó Talita, única que cheguei a conhecer por parte paterna. Foto de meados da década de 20.
 Um luxo ter acesso a esta imagem da vó. Não tenho certeza sobre a data em que esta imagem foi capturada, mas o cabelo e a aparência bem jovem dão a noção de que só pode ser da década de 20, já com seus 16, 18 anos (ela nasceu em 1910). Se não me engano, essa foto foi retirada do perfil de um primo de meu pai no MyHeritage .

A maior parte do acervo de imagens dos avôs foi obtida através de familiares, tanto dos mais chegados quanto de alguns bem distantes. Uma das irmãs de minha avó ainda é viva, e conseguir localizá-la com toda lucidez foi quase um prêmio. O encontro aconteceu em 2011 e me rendeu informações lindas, como hábitos pessoais, personalidade e pequenos "defeitinhos da mana", carinhosamente lembrados na entrevista. Geralmente, quando procuramos parentes, conseguimos informações valiosíssimas, mesmo que eles mesmos não achem que tais dados possam ser utilizados para algo. De qualquer forma, ajudam a formar uma descrição melhor das pessoas e características ímpares de suas vidas. 

De meu avô, a tia lembrava pouco, pois as famílias viviam relativamente longe uma da outra. Viagens eram difíceis demais naquela época, pelo menos para as mulheres que já tinham filhos. Na imagem abaixo, vem a primeira e única foto do vô Elias, enquanto solteiro.


Vô Elias e turma de baile - ele é o primeiro sentado, da direita para a esquerda.

Como ele também nasceu em 1910 e casou apenas em 1938 com a vó, penso que esta imagem seja de seus 20 e poucos anos, lá pelos anos 34~37.

Nesta imagem, não dá pra identificar muitos detalhes das roupas, pois a própria foto original não era muito nítida. Mas se observa que as calças tinham uma modelagem ampla e podem ter a barra italiana (aquela dobrada, para proteger o tecido de estragos), que até lembram as calças Oxford da década de 20. O lenço no bolso do vô era tendência na moda mundial. Aqui uma imagem que ilustra de forma interessante o vestuário dos rapazes, na pele de ninguém menos que Marlene Dietrich, só pra dar um glamour (kk):



Dos meus avós maternos, infelizmente não tenho imagens de quando eram mais novos. Com as entrevistas familiares que tive não consegui dados dessa época deles.

Mas no próximo post tem mais, desta vez, falando dos bisavós e outros achados!



Nenhum comentário:

Postar um comentário